Missão

Promover o alcance ao direito de proteção integral à criança, ao adolescente e ao idoso expostos aos conflitos familiares, através da promoção do conhecimento e desenvolvimento da sociedade.

terça-feira, 23 de julho de 2013

INSTITUTO PROTEGER - MOMENTO CULTURAL



O Instituto Proteger promove momento cultural na sua última reunião extraordinária, no dia 18 de julho, com a apresentação do filme “Sobrou para você” (The Next Best Thing) de John Schlesinger, com o intuito de abordar temas relevantes para discutirmos a partir de uma história fictícia mas que denuncia problemas reais da nossa sociedade.

No filme, os personagens Abbie e Robert são muito amigos e apresentam diversos aspectos semelhantes na sua forma de entender e viver a vida. Poderiam viver uma vida conjugal ideal, se não houvesse um empecilho: Robert ser homoafetivo. Por circunstâncias da vida, Abbie acabou engravidando de Robert e decidiu ter o filho, deixando Robert optar por exercer ou não a paternidade, apesar de não manterem uma vida conjugal. Em meio alguns dilemas, Robert descobre o seu desejo de ser pai, e decidem criar o filho Sam. Viviam os três, cada um dos pais exercendo o seu papel de mãe e de pai, moravam na mesma casa, cada um tinha seu quarto e não tinham uma vida conjugal. 

Alguns questionamentos começaram a surgir quando Sam percebe que sua família é diferente das famílias dos seus colegas da escola, mas mesmo assim aceita muito bem os pais e a forma que vivem, afinal são muito felizes. Robert renuncia sua vida afetiva pelo seu desejo de ser pai, mas Abbie começa a sentir falta de sentir-se amada e desejada por um homem. Surge, então, Ben, o namorado da Abbie, que apaixonados resolvem se casar. 

A presença de outro homem na casa acaba desestruturando o núcleo familiar e algumas mudanças inevitáveis ocorrem, como a mudança para outra cidade e o afastamento de Sam de seu pai. Abbie imagina ter mais direitos em relação ao filho e leva-o para longe de seu pai. Robert, em razão de toda a sua dedicação e cuidado com o filho desde seu nascimento, não aceita este distanciamento e decide lutar pela guarda de Sam. Durante o desenrolar do filme percebemos duas pessoas, que compartilhavam de uma amizade onde havia respeito e carinho, transformarem-se em dois estranhos, insensíveis a dor do outro. Robert sente o peso da renúncia de sua vida amorosa pela sua escolha de exercer unicamente a paternidade e Abbie com o seu desejo de viver uma vida conjugal acredita ser a única a ter direitos. 

O que podemos perceber é que duas pessoas, reclusas nos seus próprios desejos, deixam de olhar para o melhor interesse da criança. Abusam cada um do seu poder e não conseguem perceber a melhor atitude a ser tomada para evitar um sofrimento ainda maior ao Sam, que além de perder a convivência harmônica com sua família, acaba descobrindo outros segredos velados por interesses de sua mãe. Vale a pena assistir ao filme e descobrir o motivo pelo qual Sam tem, na verdade, três pais.Uma história comovente que apesar de ser expressa em um filme, mostra que a vida real também tem situações de ruptura em que as pessoas envolvidas acabam tomando atitudes por ressentimentos e questões mal resolvidas para atingir um ao outro, utilizando os filhos como ferramentas de combate, causando-lhes males irreversíveis.

Por estas razões, o Instituto Proteger assume como missão de assegurar proteção adequada à criança, ao adolescente e ao idoso quando expostos aos conflitos familiares.Postado por Júlia Cecconello - Secretária Geral do Instituto Proteger, Psicóloga, Especialista em Psicologia ClínicaSílvia R. M. Zuffo - Psicóloga, Especialista em Psicologia Clínica - trabalha com questões referentes ao envelhecimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos ajude a Proteger quem mais precisa de cuidado, frente aos conflitos familiares.