Hoje, 15 de junho, é o Dia Mundial da Concientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. A data foi instituída no ano de 2006, pela Organização das Nações Unidas e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, com o objetivo de criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa e, simultaneamente, disseminar a ideia de compreendê-la como uma grave violação aos Direitos Humanos e assim promover a construção de estratégias coletivas de prevenção e enfrentamento contra a violação de direitos.
O Instituto Proteger repudia qualquer tipo de violência contra a pessoa idosa e estabeleceu como missão a proteção destes sujeitos quando expostos a conflitos familiares, pois, infelizmente, é onde ocorre o maior número de episódios de violência física, moral e psíquica, abuso sexual e econômico, além de negligência, abandono, dentre outras.
Entendemos que este é um problema de todos os cidadãos, que urge a promoção da conscientização geral, bem como a criação e execução de políticas públicas sobre o envelhecimento, que garantam a segurança e a qualidade de vida a essa população de idosos.
Face a isto, o Instituto Proteger já se reuniu em duas oportunidades com o Secretário de Direitos Humanos de Porto Alegre, Sr. Luciano Marcantonio, e sua equipe, a fim de conhecer mais acerca das políticas públicas que visam à proteção do idoso e participou, no dia de hoje, das atividades promovidas pelo Município no Parque da Redenção, com uma caminhada até o Monumento ao Expedicionário, onde foram montadas estruturas de atenção ao idoso.
Junte-se a nós e ajude a promover a conscientização acerca da necessidade de combate à violência contra a pessoa idosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Nos ajude a Proteger quem mais precisa de cuidado, frente aos conflitos familiares.