Missão

Promover o alcance ao direito de proteção integral à criança, ao adolescente e ao idoso expostos aos conflitos familiares, através da promoção do conhecimento e desenvolvimento da sociedade.

segunda-feira, 15 de abril de 2013

I Fórum Nacional de Debate sobre Alienação Parental foi realizado com Sucesso

Abertura do I Fórum Nacional de Debate sobre Alienação Parental

I Fórum Nacional de Debate sobre Alienação Parental foi realizado com Sucesso
Mais uma vez, o tema “Alienação Parental”, é debatido na sede da OAB/RS com muito Sucesso. O auditório Guilherme Schultz ficou lotado durante todo o Fórum Nacional de Debate sobre Alienação Parental – Além da Lei, realizado pelo Instituto Proteger e Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Rio Grande do Sul, por meio da Escola Superior de Advocacia e Comissão do Jovem Advogado.
A presidente do Instituto proteger Melissa Telles, registra que “para o sucesso de um evento é necessário uma equipe comprometida para coordenar, palestrantes conhecedores do tema que se propõem a debater e, principalmente, um público qualificado. Nós tivemos todos os ingredientes.” Finaliza.
O I Fórum Nacional de Debate sobre Alienação Parental contou com público interdisciplinar e qualificado, advogados, psicólogos conselheiros tutelares, assistentes técnicos, assistentes sociais, juízes, desembargadores e estudantes.
A Diretora Jurídica do Núcleo Interdisciplinar do Instituto Proteger, Claudia Gay Barbedo abriu o I Fórum Nacional de debate sobre alienação Parental e disse “que o objetivo central deste debate é que todos saiam mais incomodados com o tema. É urgente a busca por soluções para combater a alienação parental”.
Também compuseram a mesa de abertura a secretária-geral adjunta da OAB/RS, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira, representando o presidente da entidade, Marcelo Bertolucci; o Diretor-Geral da Escola Superior de advocacia Rafael Braude Canterji, o presidente da Comissão do Jovem Advogado da OAB/RS Matheus Ayres Torres; a presidente do Instituto Proteger e Coordenadora Geral do evento Melissa Telles Barufi; o deputado estadual Jorge Pozzobom, representando  a Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul; a presidente do Instituto Brasileiro de Direito da Família RS, Delma Ibias, presidente da subseção de Viamão, Nilson Pinto da Silva; Coordenadores do Evento Laura Affonso da Costa Levy, Jamille Dala Nora, Claudia Gay Barbedo, Augusto Caminha e Sandra Baccara
A palestra inaugural ficou nas mãos do Advogado Jamil Andraus Hanna Bannura, que falou sobre Guarda, poder familiar e direito de Convivência.
Em seguida falou a Psicanalista Lenita Pacheco Lemos Duarte, sobre a Psicanálise e Alienação parental, trazendo casos práticos clínicos, mostrando a evolução de crianças pacientes que viviam sob a guarda de genitores alienadores.
Já Rodolfo Pamplona Filho, Juiz do Trabalho de Salvador e Conselheiro Consultivo do Instituto proteger iniciou dizendo “ O que se quer dizer quando se fala “Além da Lei”? A Compreensão de um determinado fenômeno, mesmo quando amplamente disciplinada por textos normativos, não deve se limitar a uma perspectiva jurídica estrita. Isto porque os fatos da vida, como fenômenos de visualização transdisciplinar, exigem justamente este olhar menos arraigada de uma ditadura de uma linguagem única, visceralmente mais sensível, por isso, às peculiaridades e idiossincrasias do conviver humano.”Rodolfo finalizou reciclando um poema de sua autoria, feito especialmente para O I Fórum Nacional de debate sobre Alienação Parental – Além da Lei, e ao final ofereceu ao Instituto proteger o poema.
Encerrado o primeiro dia com coquetel de lançamento da Obra  A angústia das crianças diante dos desenlaces parentais, Lumen Juris Editora, Rio de Janeiro, 2013 da autora Lenita Pacheco Lemos Duarte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nos ajude a Proteger quem mais precisa de cuidado, frente aos conflitos familiares.